P1010010 Nesta semana ao abrir as contas do Chinfra de todas as redes sociais, me deparo com uma fantástica surpresa: um blog dedicado a divulgar bandas independentes, sem que haja por trás deste toda uma máquina operando, uma mega empresa ou o olho em um grande mercado, mas sim o braço e a coragem de músicos.     .

http://youtubealternativo.blogspot.com/ é assim um blog destinado a ser um espaço aberto e democrático ao se tratar de bandas independentes, e logo se tornará uma biblioteca das mesmas, foi –me uma grata surpresa ver uma matéria sobre o Chinfra neste blog, porém o foco do debate aqui não será ficarmos nos vangloriando por termos saído em mais uma mídia, mas sim nos vangloriar por esta mídia existir.     .

 

Foi construído um verdadeiro buraco na Matrix, uma Zona Autonoma desprovida de qualquer questão de jabá, ou negócios formais, o que vale aqui é aglutinar mais e mais, o trabalho realizado por estes dois militantes  da música, o pessoal da banda 3 pontos e o músico Beto Neymerk .      .

 

Em tempos de morte do CD , queda de grandes multinacionais do meio fonográfico , nós músicos temos que cavar novos caminhos,  aos poucos tomamos posse novamente de nossa força de trabalho , de nossa produção e da decisão autonoma sobre nosso produto; (tudo bem, não tão autonoma assim).    .

 

Não devemos porém nos iludir , não devemos ser ufanistas a respeito de um futuro musical democrático, belo, com espaço a todos, pois há muita luta pela frente, e mesmo que muito tenha sido modificado, as estruturas básicas ainda se mantém respirando, e com elas um eixo ainda grande de desigualdade.      .

 

Muitas bandas não tem acesso a um bom estúdio, ou a um bom produtor, não tem o tempo de ensaiar , trabalhar, cuidar da família e depois disso tudo, sair de casa para tocar a noite na incerteza do resultado.     .

 

Mesmo no mundo Independente , ainda há dois tipos de Independente, os que conseguem ter dinheiro para investir em uma gravação legal, um vídeo legal, algumas aparições na MTV ou outras mídias de maior peso, e aqueles que não conseguem estes resultados, porém estão ae na estrada .      .

 

A luta porém NÃO consiste em um derrubar o outro, é apenas em proporcionar que mesmo os que estão na estrada mas não tem condições, venham a ser incluídos neste meio, neste sistema, e para isso, atitudes como a dos nossos dois amigos   na  construção do blog é importantíssima.      .

 

Parabéns amigos, nos sentimos honrados em sermos citados no vosso blog e espero que citem muitos outros.

 

Nós, músicos, vencemos uma boa parte da guerra  pela recuperação e democratização da produção fonográfica, porém nos falta democratizar os sistemas de distribuição da mesma.   Construir nossas redes, nossos amigos, nossa estrutura de trabalho, tomar posse do que é nosso.      .

 

Vou deixar aqui o link para uma leitura obrigatória pra galera que está neste meio atualmente, é o livro ;  O FUTURO DA MÚSICA DEPOIS DA MORTE DO CD.     futuro da musica

 

Categories:

deixe seu comentário aqui